Propriedades PRFV, Gradil PRFV
Os produtos em PRFV de marca EUROGRATE (fabricante europeu com unidade produtiva em Itália) são resultado de uma seleção de matérias primas que conferem ao compósito características idóneas para vários usos.
De facto, essa seleção de matérias primas certificadas e de qualidade, somada a mais de 40 anos de experiência no fabrico de compósitos, são a chave para conseguir alcançar os seguintes parâmetros:
A resina é um elemento de um composto resistente à corrosão química. Os compostos de fibra de vidro, em função do tipo de resina escolhido, podem-se utilizar em diferentes tipos de contacto, desde os que estão submetidos a uma simples agressão ambiental até à corrosão extrema.
As fibras de vidro conferem uma boa resistência mecânica ao produto. As fibras de vidro que se podem usar são fibras contínuas unidimensionais, mats multidirecionais de fios contínuos e mantas sintéticas de superfície.
O peso específico dos compósitos de fibra de vidro (aprox. 1.75kg/dm3) permite manusear e instalar o produto com facilidade, além da correspondente perda de peso que exerce sobre as estruturas portantes em comparação aos materiais convencionais (metais).
Os produtos EUROGRATE são executados com resinas autoextinguíveis de baixa emissão de fumos para diminuir os riscos em caso de incêndio. As várias resinas misturam-se com aditivos livres de halogénios, sem uso de corantes e outros elementos nocivos à saúde e ao ambiente.
A fibra de vidro é um material não condutor de eletricidade e, portanto, os compósitos fabricados são ideais para uso em que os materiais metálicos necessitariam de uma dispendiosa ligação à terra. Em algumas aplicações específicas, o produto deve ser condutor e, nesse caso, adiciona-se um aditivo específico à resina para lhe dar essa característica condutora.
A fibra de vidro é um material radiotransparente que não interfere com as ondas eletromagnéticas, rádio ou radares.
Os gradis EUROGRATE são produzidos com uma superfície antideslizante com a integração de grãos de sílica/quartzo. Os grãos na superfície do painel asseguram que o gradil EUROGRATE uma longa vida útil e uma aderência superior a todos os outros tipos de gradil, inclusive em condições de superfície molhada, gelada ou gordurosa. O antideslizante do gradil EUROGRATE tem a classificação R13-V10, em conformidade com a norma
DIN 51130.
A fiabilidade da EUROGRATE como fabricante está confirmada por organismos oficiais de certificação. O departamento técnico e de produção da EUROGRATE tem obtido, nos seus mais de 40 anos de produção, várias certificações, entre as quais destacamos a certificação E23 EN13706, ATEX (gradil antiestático, dissipador e condutor).
Graças às características intrínsecas â fibra de vidro, os materiais em PRFV não requerem nenhuma manutenção especial, nem sequer após muitos anos de uso em situações extremas. Isto, com o tempo, resulta automaticamente num ganho económico.
Os gradis metálicos têm um custo inicial menor, mas após um período limitado, tornam-se mais caros devido aos custos de manutenção ou substituição (sujeito a impactos, o gradil metálico não recupera a sua posição inicial, ao contrário do PRFV - ver vídeo). Os gradis EUROGRATE em PRFV não necessitam de pintura ou areado, mesmo após vários anos de utilização, pelo que é uma solução económica em comparação com os gradis metálicos convencionais.
Os gradis EUROGRATE produzem-se em painéis de dimensões standard (ex.: 3660x1220mm, 4000x1000mm, 3000x1000mm e 2000x1000mm). Também se podem produzir noutros tamanhos sob consulta. A sua leveza, a facilidade de montagem e a possibilidade de realizar cortes no local da sua aplicação facilitam a colocação em obra, reduzindo consideravelmente os custos de instalação. Ao não conter peças metálicas, os gradis EUROGRATE podem ser cortados sem rebordo e sem proteção especial das zonas cortadas.