Os nossos plásticos técnicos destinam-se às manutenções das unidades industriais produtivas para execução de rodas dentadas, casquilhos, guias, rodízios, veios, entre outros elementos de desgaste.
Selecione para redirecionar:
Poliamida extrudida com alta resistência à abrasão e ao impacto. Tem boas propriedades mecânicas. Dada a absorção de humidade, a sua resistência ao choque e vibrações é aumentada. Propriedades mecânicas, eléctricas e dimensionais são influenciadas positivamente ou negativamente (consoante as exigências da peça) pela absorção de humidade.
Poliamida extrudida aditivada com bisulfureto de molibdénio que, em comparação com o PA 6, melhora as propriedades de deslizamento e aumenta ligeiramente a resistência à compressão. A resistência aos raios UV é melhorada pela sua cor preta. A absorção de humidade é ligeiramente mais baixa do que o PA 6, pelo que melhora ligeiramente a estabilidade dimensional.
O mais duro e rígido tipo de poliamida extrudida. Tem melhor resistência à tração e aguenta um pouco mais temperatura que o PA 6. As principais características são a alta resistência aos combustíveis, óleos e gorduras, à maioria dos alcalinos e solventes orgânicos. A absorção de humidade é ainda mais baixa que PA 6 e o PA 6+MoS2.
Trata-se de uma poliaimida 6.6 extrudida aditivada com fibra de vidro, que oferece maior resistência à fadiga, tensão, flexão e estabilidade dimensional, mantendo boa resistência ao desgaste. Também permite maiores temperaturas de serviço. Este material é usado em tecnologia de transporte e transportadores, engenharia automóvel, mecânica de precisão e maquinaria para as indústrias de embalagem e celulose.
É uma poliamida vazada com alta resistência ao impacto, desgaste e temperatura. Oferece excelente maquinação e resistência química. Bom isolante eléctrico. Ideal para o fabrico de peças de grandes dimensões.
Propriedades de deslizamento e auto-lubrificação melhoradas por ação do bi-sulfureto de molibdénio. Boa resistência aos raios UV. Capacidade de carga superior e coeficiente de atrito mais baixo que o PA 6 G.
Esta poliamida vazada lubrificada pertence a uma 2ª geração, que permitiu baixar drasticamente o coeficiente de atrito comparativamente com todas as outras poliamidas (o uso de lubrificante externo diminui até 0,05 e, consequentemente, o PV pode ser aumentado). É aconselhado para peças de deslizamento com grandes cargas a altas velocidades. Estabilidade dimensional melhorada devido a uma menor absorção de humidades do que todas as outras poliamidas.
É uma resina acetal de alto peso molecular. POM é notado pela sua alta resistência mecânica, à temperatura e boas propriedades anti-fricção. Como a absorção de humidade é praticamente nula, a precisão e estabilidade dimensional são superiores às poliamidas extrudidas e vazadas. As propriedades físicas mantêm-se inalteradas nos mais variados tipos de ambiente. Branco/Preto.
Trata-se de um termoplástico de poliéster semicristalino em base de PET autoextinguível. Tem estabilidade dimensional inalterável pelos ambientes (não tem absorção de humidade). De todos os termoplásticos é o que tem o coeficiente de atrito mais baixo e a maior resistência ao desgaste, fadiga, etc, pelo que é a melhor escolha para peças com movimento (casquilhos, guias, etc). Tem baixa resistência a água quente. Dado não ter porosidade interna, é ideal para componentes de alta precisão. Branco/Preto.
É um termoplástico de poliéster semicristalino em base de PET aditivado com lubrificante sólido. Autoextinguível. Com características iguais ao PET, apresenta um coeficiente de atrito mais baixo devido ao lubrificante incorporado. Assim, é o complemento para aplicações de fricção com carga e velocidades mais elevadas. Apesar do lubrificante, está aprovado para estar em contacto com produtos alimentares.
O PTFE (Politetrafluoroetileno) é quimicamente inerte a temperaturas e pressões elevadas. É totalmente não tóxico e possui excelentes propriedades antiaderentes, já que o seu coeficiente de fricção é o mais baixo conhecido entre os sólidos. Não é inflamável e, nas indústrias elétrica e eletrónica, tem aplicações diversas pelas suas excecionais propriedades elétricas e dielétricas, as quais se mantêm constantes numa margem ampla de frequências e temperaturas. É autolubrificante e pode-se melhorar a sua resistência à tração com aditivos, tais como grafite e bronze.
É o termoplástico mais utilizado na indústria alimentar por ser inerte e não absorver humidades. Também pode ser utilizado em industrias químicas, por exemplo, pela sua boa resistência química.
Tem muito boa resistência química e térmica. Bom isolante elétrico. Não aconselhável para aplicações sujeitas a fricção ou abrasão por movimento da peça contrária. É um termoplástico muito económico e com excelentes aptidões de soldadura.
É autoextinguível e tem excecional resistência química. É de fácil maquinação. É bastante duro, rígido e tem grande resistência mecânica e pode ser aplicado num campo de temperatura compreendido entre -15ºC e +60ºC. É facilmente soldável, pelo que é muito utilizado na indústria química. Também é utilizado para o fabrico de peças em que a rigidez e capacidade de resistência à força sejam preponderantes.